Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: Janinne Nascimento (Autor)
Tathyane Afonso da Silva (Co-Autor)
Juliana Gomes da Silva (Co-Autor)
Andressa Sandrine Silva de Jesus (Co-Autor)
Francisco Carvalho Braga de Jesus (Co-Autor)
Josielma Guimarães da Silva (Co-Autor)
Lana Ferreira de Lima (Orientador)
Título
DANÇA E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO VIA PARA A INCLUSÃO
Palavras-Chave
Extensão Universitária; Inclusão; Dança.
Resumo
Considerando que a extensão universitária abre espaço para que graduandos em formação inicial relacionem a teoria à prática, por meio de um processo permanente de ação/reflexão/ação e que a mesma deve contribuir na solução dos grandes problemas sociais, compete à Universidade ao cumprimento de sua real função com a oferta de disciplinas curriculares ou conteúdos referentes a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como o desenvolvimento de pesquisas e a oferta de atividades de extensão por meio das mais variadas formas e estratégias de atuação. Decorrente dessa compreensão o LAFAGE, do Curso de Educação Física da UFG-RC, iniciou em 2014 o Projeto de Extensão Dança Inclusiva: Dançando com as Diferenças, que visa o trabalho junto a pessoas com e sem deficiência ou com mobilidade reduzida. Proporcionar aos acadêmicos um espaço de aprendizagem acerca do trabalho pedagógico com a cultura da dança inclusiva direcionada a pessoas com e sem deficiência ou mobilidade reduzida. As aulas de dança ocorrem uma vez por semana, com duração de uma hora e são planejadas por discentes dos cursos de Educação Física e Psicologia. As aulas atendem a 32 alunos dos quais oito possuem deficiência ou mobilidade reduzida. São realizados planejamentos semanais das aulas e reuniões quinzenais para leitura/debate de artigos/livros e filmes/documentários que abordem a temática da deficiência. Avalia-se que a extensão, aliada a um trabalho interdisciplinar, constitui-se numa oportunidade singular para os acadêmicos em formação inicial superarem a visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento, por possibilitar, através da contribuição das diferentes disciplinas/áreas do conhecimento, a compreensão mais ampla e significativa de conceitos, fenômenos e problemas enfrentados no cotidiano e a construção de uma identidade profissional, pautada na ética, no trabalho em equipe e com compromisso com a cidadania.
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