Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: illyushin ZAAK SARAIVA (Orientador)
Ricardo ANTONELLO (Co-Orientador)
Rafael Garlet de OLIVEIRA (Co-Autor)
Yan Caion Vieira CARDOZO (Co-Autor)
Ruan Machado BECKER (Co-Autor)
Ruan Diego BEVILAQUA (Co-Autor)
Título
Inclusão Digital e Extensão Tecnológica: a Tecnologia de Robótica Pedagógica Lego Mindstorms® como Ferramenta Inclusiva nas Escolas Públicas
Palavras-Chave
Robótica Pedagógica; Extensão Tecnológica; Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms®
Resumo
A Robótica Pedagógica tem se fortalecido no século XXI como ferramenta que desperta de forma ímpar o interesse dos alunos da escola básica pela ciência e tecnologia, a partir da rápida evolução de dispositivos eletrônicos portáteis (BIENIEK et al., 2012). Desenvolvida pela fabricante multinacional de jogos Lego, da Dinamarca, a Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms® tem sido responsável por massificar junto ao público escolar dos níveis fundamental e médio no Brasil o domínio de técnicas como a programação de microprocessadores e o projeto de dispositivos mecânicos articulados, dada a atração demonstrada por adolescentes em relação aos Robôs (BIENIEK et al., 2012). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão com Robôs Lego desenvolvido no IFC-Campus Luzerna desde 2014, em parceria com 7ª Gerência Regional de Ensino de Santa Catarina, que visa o intercâmbio entre o conhecimento científico-acadêmico produzido no Campus e o conhecimento trazido do ambiente escolar por meio da oferta de oficinas de capacitação de “Robótica Pedagógica” utilizando os KITS de Robôs Lego junto aos alunos das escolas públicas da região de Luzerna-SC, permitindo o aprendizado mútuo característico de uma atividade de extensão, quando o saber científico-acadêmico se mistura com o saber popular da comunidade, de forma que os bolsistas aprendem com o público, que também aprende com os bolsistas. Como resultados atingidos pelo projeto em 2015, ultrapassou-se a meta inicial de atividades previstas, com participação dos bolsistas em 14 eventos em escolas e feiras, dos quais houve participação ativa da comunidade em 12, com cerca de 600 estudantes atingidos. Em maio de 2016, bolsistas do IFC-Luzerna foram ao estado do Piauí com 03 robôs, quando ofereceram oficina de Robótica para 200 alunos. Considera-se os objetivos cumpridos, o que sugere e reforça a realização de projetos com Robôs Lego através de parceria entres escolas Públicas e os campi dos Institutos Federais.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros