Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: ALEIDA RAQUEL CORREIA DOS SANTOS (Autor)
MARCILANE DA SILVA SANTOS (Autor)
GILDECI ALVES DE LIRA (Orientador)
HUDSON SILVA DE OLIVEIRA (Autor)
JOSÉ RENATO DA SILVA ABREU (Autor)
Sérvulu Mário de Paiva Lacerda (Autor)
Título
A AÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO NAS VIVÊNCIAS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO A SAÚDE DA FAMÍLIA (PEPASF) NUMA COMUNIDADE DE JOÃO PESSOA
Palavras-Chave
Extensão Popular; Educação Popular em Saúde; Ensino-aprendizagem
Resumo
Introdução: As atividades de extensão universitária ganha o espaço crescente no meio acadêmico, contribuindo na formação interdisciplinar e acadêmica dos estudantes envolvidos, formando profissionais com postura ética, visão humanística, responsabilidade social e compromisso com a cidadania. O trabalho traz grande relevância em virtude das contribuições para o diálogo com a comunidade, que constituem elementos fundamentais no processo de emancipação dos indivíduos. Tem a finalidade de analisar a ação da extensão no ensino-aprendizagem dos discentes baseado nas vivências do projeto de educação popular e atenção à saúde da família (PEPASF) no ano de 2015. Metodologia: O eixo teórico-metodológico baseia na perspectiva Paulo Freire, propicia uma extensão capaz de priorizar o diálogo, a autonomia, a troca de experiências, a valorização do saber e a amorosidade, fazendo a universidade se sentir sociedade (Melo Neto, 2001, 2004). Método usado a partir da observação sistemática e reflexão sobre as ações por meio da vivencia junto aos moradores da comunidade Santa Bárbara. Resultados e Discussões: De modo descritivo, os discentes conseguiram desenvolver atividades que inseriram a comunidade no projeto, melhorando as condições socioeconômicas e de saúde na comunidade. Assim, a partir da troca de saberes entre o saber científico e popular de forma horizontal, para a promoção da saúde e no desenvolvimento social, pela qual o PEPASF vai delineando os caminhos não só em à comunidade, mas também nas relações internas da universidade, por meio de reuniões de planejamento e discussões teóricas acerca da metodologia da Educação Popular, fortalecendo os indivíduos inseridos no contexto da Extensão Universitária. Conclusão: A partir das vivencias dos discentes, as evidencias esboçadas retratam a eficiência, eficácia e efetividade da ação da extensão ao longo do ano, que basea na ação-reflexão-ação por meio das práticas da EP preparando os discentes para o processo ensino-aprendizagem.
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