Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maria Adriana Alves Dantas (Autor)
Ana Larissa Raynara da Silva (Co-Autor)
Amanda Maria Gomes Sales Silvestre (Co-Autor)
Weldes SAnt0s Alexandre (Co-Autor)
Título
CINE CLUBES E RODAS DE CONVERSA CONSTRUINDO O CONHECIMENTO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A VOZ DA JUVENTUDE DO ASSENTAMENTO 10 DE ABRIL, CRATO, CE
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Agroecologia, Cine Clubes, Assentamentos rurais, Rodas de conversa, Sustentabilidade
Resumo
O projeto a voz da juventude no assentamento 10 de Abril tem a proposta inicialmente de promover ações diretas de formações com os jovens do Assentamento 10 de Abril Em sua primeira Etapa. Buscou-se trabalhar os princípios da Educação Popular, nos ideários de Paulo Freire e a pedagogia da autonomia. A equipe é composta por três professores das áreas de Comunicação, Agronomia e Direito/Administração, estudantes também de Jornalismo, Agronomia e Administração Pública, 2 coordenadoras pedagógicas e 30 jovens assentados que se redistribuem nos três eixos. Para este resumo, será focada as ações de Agroecologia, que foram os Cineclubes com temáticas relacionadas à educação no campo, cooperativismo, associativismo, e educação ambiental – (Etapa concluída). O Assentamento 10 de Abril está localizado à 37km da cidade do Crato, na região do Cariri Cearense e a luta pela ocupação e conquista destas terras, completa no ano de 2016, 25 anos, e foi o primeiro assentamento originado da ocupação de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na região. Devido esta característica histórica de luta e resistência, o eixo de Agroecologia, trouxe diversos debates acerca do acesso a terra e de conversas com estes jovens sobre a importância desta ocupação para a região do Cariri, quanto demarcação de luta, bem como buscou-se trabalhar o pertencimento destes jovens ao local, por meio de rodas de conversas inicialmente, depois pensou-se a proposta de trabalhar com os jovens por meio de cine clubes, que foi bem aceito pelo mesmo. As metas propostas pelo o projeto vêm sendo cumpridas, pois se tem percebido que a formulação estratégica de se trabalhar as formações interligadas e especificas com oficinas, rodas de conversas e cineclubes, nos três eixos, tem fomentado a participação, desempenho e envolvimento dos jovens nas ações propostas. Muitos são os desafios enfrentados ao longo da primeira etapa do projeto e para a segunda etapa ainda serão enfrentados novos problema
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