Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Fernanda Gonçalves Santos (Autor)
Ana Clara Pimenta Pereira (Co-Autor)
Gabriela Soares Santos Araújo (Co-Autor)
Marina Luciana Abreu de Melo (Co-Autor)
Dávila Moreira Martins da Costa (Co-Autor)
Daniel Calbino Pinheiro (Orientador)
Título
USO DA LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES DE BAIXA RENDA
Palavras-Chave
Projeto Social, Apoio psicopedagógico, Língua Inglesa
Resumo
A Universidade Federal de São João Del Rei, campus Sete Lagoas, está localizada nas proximidades do bairro Itapoã, comunidade que apresenta alto grau de carência e criminalidade. Portanto, a integração entre a comunidade e a Universidade se torna essencial. Diante desse contexto, foi criado o Programa Social de Desenvolvimento Local (PSDL), o qual promove oficinas educativas, esportivas e artístico-culturais, direcionadas a crianças e adolescentes. Dentre as ações educativas, há o apoio pedagógico ao ensino básico da Língua Inglesa. O Inglês constitui uma ferramenta de inserção profissional e permite a troca de informações entre culturas. Entretanto, grande parte das crianças não possui acesso à língua inglesa, o que torna a ausência do idioma um item de exclusão social. Sendo assim, as oficinas objetivaram disseminar o conhecimento até então inacessível, a fim de despertar o interesse pela língua estrangeira. As aulas foram ofertadas semanalmente em uma instituição não governamental da comunidade do Itapoã, em Sete Lagoas. Cerca de 15 crianças entre 09 e 13 anos participaram de atividades de caráter psicopedagógico e lúdico, como: caça- palavras, músicas, recortes, cruzadinhas e atividades em grupo. No decorrer do segundo semestre de 2014, foi preparada uma apresentação musical à comunidade, sendo esta concretizada em dezembro de 2014. Já no primeiro semestre de 2015, realizou-se a exposição de mural desenvolvido pelos alunos referente ao idioma abordado. Fotografias dos eventos foram divulgadas em rede social. Alguns participantes apresentaram desenvolvimento satisfatório, principalmente no que se refere á pronúncia. No entanto, foi observado déficit de aprendizagem e memorização, além de demonstrações de desinteresse pela língua por grande dos alunos. Isso pode ser explicado, pela ausência de conhecimento em relação à importância do idioma e ao estímulo familiar precário. Em suma, espera-se que a ação social continue contribuindo para o crescimento socioeducativo das crianças.
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