Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Raphael Sousa Peçanha (Autor)
Raniely Silva de Souza (Autor)
Jaquelina Alves Nunes (Orientador)
Título
COLEÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS ESCOLAS
Palavras-Chave
Botânica, ensino, Herbário HUEMG.
Resumo
É notória a dificuldade em se ensinar Botânica nas escolas. A dificuldade de ensinar deve se principalmente às terminologias usadas na disciplina, tratadas na anatomia, morfologia e reprodução das plantas, por exemplo, que estão distantes da realidade dos alunos, algumas vezes até mesmo dos professores. O Herbário, sob o ponto de vista didático, cabe como recurso de aula prática e funciona como instrumento de ensino, uma vez que, apresenta as plantas de maneira simples, acessível e como parte importante do mundo em que vivemos. O trabalho propôs despertar o interesse da comunidade escolar, sobretudo nos alunos das escolas públicas, pela biodiversidade regional e meio circundante, ressaltando a importância do herbário para o ensino como ferramenta didática para o ensino da botânica. Foram realizadas visitas nas escolas seguida da apresentação da proposta à direção e aos professores de Ciências e Biologia. Uma agenda foi montada para palestras e visitas ao Herbário da Universidade do Estado de Minas Gerais - HUEMG. Ao visitar as escolas, procurou-se saber o conteúdo ministrado e foram montadas sequências didáticas de acordo com os mesmos, de forma a complementar e usar o HUEMG como instrumento de ensino. As visitas ao HUEMG despertaram nos alunos o interesse pela natureza, pela flora regional e também pela conservação da biodiversidade. O trabalho atendeu a cinco escolas (municipais e estaduais), de três municípios, envolvendo 305 alunos e 9 professores. Nas palestras ministradas, pode-se mostrar a grande importância da coleção de plantas do HUEMG, correlacionando com os conteúdos ministrados nas escolas. Assim pode-se salientar a diversidade vegetacional regional e tudo que a natureza nos proporciona. Dessa forma, o trabalho foi de grande valia para a comunidade escolar, podendo ensinar, informar e conscientizar os alunos e professores sobre a importância da biodiversidade e o papel do HUEMG em nossa região.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros