Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Isabella Jardim Moreira (Autor)
Isabela Santos Lacerda (Autor)
Lucas Alvarenga Berto (Autor)
Luísa de Castro Inácio (Autor)
Gustavo Pires Monteiro (Autor)
Elier de Oliveira Ribeiro Junior (Autor)
Lidiane Márcia Penido (Orientador)
Rodrigo Siqueira-Batista (Orientador)
Título
DISLIPIDEMIAS: AÇÃO EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-Chave
Dislipidemia, Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde
Resumo
INTRODUÇÃO: As dislipidemias – (1) hipercolesterolemia isolada, (2) hipertrigliceridemia isolada, (3) hiperlipidemia mista e (4) HDL-C baixo – são condições muitas vezes silenciosas, com grande relevância do ponto de vista clínico e de saúde pública. Há importante correlação entre as dislipidemias e o risco de desenvolvimento de ateroclerose (SBC, 2013). Em muitos contextos, a abordagem dos enfermos dislipidêmicos deverá ser conduzida na Estratégia Saúde da Família (ESF) – nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de resolver mais de 80% dos problemas de saúde – o que torna as ações extensionistas, nesse âmbito, particularmente relevantes para a abordagem da entidade nosológica. OBJETIVO: Desenvolver atividades educativas dirigidas às dislipidemias na área coberta pela ESF - Sette de Barros, no município de Ponte Nova, MG. A primeira etapa será a elaboração de uma cartilha com informações sobre as dislipidemias, escopo que será detalhado nessa comunicação. METODOLOGIA: Procedeu-se revisão da literatura na Base SciELO Brasil (http://www.scielo.br/), utilizando o descritor “dislipidemia” (http://decs.bvs.br/). Foram obtidas – em 15/05/2016 – 363 citações, das quais foram selecionadas 25 (escolhidas por conter informações básicas e atualizadas sobre o tema), para a elaboração da cartilha. RESULTADOS PARCIAIS: O texto da cartilha já foi elaborado (primeira versão) e, nesse momento, encontra-se em processo de revisão, nos seguintes termos: (1) verificação de adequação da linguagem (averiguando se está acessível à população) e (2) avaliação quanto à correção da língua portuguesa. A arte da cartilha encontra-se em desenvolvimento. CONCLUSÃO: A elaboração do material didático poderá colaborar para o desenvolvimento de processos de educação em saúde na comunidade bairro Sette de Barros, destacando-se à potencialidade da ação extensionista para o empoderamento das pessoas que residem no local.
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