Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Taysa Rayane Lucas de Paiva (Autor)
Raphael Jonas Pereira (Co-Autor)
Vanille Valério Barbosa Pessoa Cardoso (Orientador)
Sávio Marcelino Gomes (Co-Autor)
Título
CINEMA E CIDADANIA: uma mistura da extensão
Palavras-Chave
Cinema, cidadania, extensão
Resumo
O cinema tem uma potencialidade abrangente de expor uma variedade temática pertinente a questões sociais, além da capacidade de estimular de maneira lúdica o público alvo a refletir sobre temas pré-estipulados, gerando discussões importantes à construção de conhecimento, mesclando o conhecimento acadêmico e popular. Sendo assim, o Cinecidadania é um projeto desenvolvido por estudantes e professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que pertence ao curso de nutrição da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité-PB que objetiva estimular a criticidade e reflexão dos indivíduos que assistem as diversas exibições de temáticas variadas. Desta forma, o objetivo deste resumo é compartilhar a experiência de um projeto de extensão que utiliza o cinema como estratégia de fomentar discussão sobre cidadania, direitos, saúde e alimentação. As ações são planejadas antecipadamente em reuniões de equipe e elaboração de planejamento, são exibidos filmes semanalmente com temáticas que englobam temas sociais, políticos e culturais. As sessões acontecem à noite, com duração média de 2 horas e logo após o filme, é realizado um debate em roda sobre os aspectos que mais chamaram a atenção. As ações trazem um público variado o que proporciona o posicionamento de diferentes olhares sobre o mesmo objeto de discussão. As exibições e posteriores discussões em roda de conversa, apresentam vários questionamentos e posicionamentos trazidos pelo filme, que de alguma maneira se encaixam na realidade do público. Dessa forma, é por meio desses diferentes olhares que é possível a construção de um pensamento crítico em conjunto diante as conversas. Mediante os resultados, essa prática mostra uma potencialidade importante e eficiente no papel de expor opiniões e olhares de um público diverso, construindo um bem comum voltado para a prática da cidadania.
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