Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Almiro Santana Junior (Autor)
Alexandre Vale Oliveira (Co-Autor)
CAMILA BOTARRO MOURA (Co-Autor)
RODRIGO DE OLIVEIRA SEVERINO (Co-Autor)
BARBARA CARDOSO AVELAR (Co-Autor)
PEDRO SUPERBI LOURES (Co-Autor)
JOSE HAMILTON RESENDE TAVARES (Co-Autor)
ERICA LINHARES REIS (Orientador)
Título
MINERAÇÃO PARA ESCOLAS – MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL APÓS ATIVIDADES MINERÁRIAS
Palavras-Chave
Mineração; Meio Ambiente; Educação Infantil.
Resumo
“Mineração para Escolas” é um projeto desenvolvido pela LATRAM (Liga Acadêmica de Tratamento de Minérios da Escola de Minas) vinculado ao curso de Engenharia de Minas da EM/UFOP que propõe, através de atividades extensionistas, estreitar o caminho entre a escola e a universidade, abordando de forma adaptada o conteúdo da mineração para crianças e adolescentes na educação básica de forma gratuita. Com este projeto pretende-se ampliar e desmistificar a visão da sociedade a respeito da mineração, de forma a enfatizar a importância desta atividade, a conscientização ambiental e instigar o interesse dos alunos pelas profissões de áreas afins. Despertando prematuramente nestes futuros profissionais a responsabilidade e a atenção para fatores essenciais na sociedade. Na primeira fase do projeto, foram realizados encontros entre os ligantes e a orientadora para a definição de metodologias e ações, dos objetivos e do público alvo, além da elaboração do portfólio de apresentação para as escolas. Em seguida, foi feita a divulgação da proposta em escolas dos municípios de Ouro Preto e Mariana, aplicação e análise de dados. Foram realizadas atividades relacionadas a conceitos da mineração e sua necessidade, boas práticas de utilização de recursos naturais, conhecimentos sobre preservação e recuperação ambiental. Sempre tendo como base os deveres e a responsabilidade atribuídos à mineração desde o planejamento de suas atividades até a exaustão do recurso, com vistas na manutenção e reutilização da área explorada. Com o desenvolvimento do projeto observou-se que além do pouco conhecimento entre os alunos sobre aspectos gerais da mineração, é ainda recorrente a visão mistificada sobre os deveres e a responsabilidade da atividade frente às leis e o compromisso ambiental. Acredita-se, portanto, na eficácia desse projeto em estimular o pensamento de crianças e jovens, levando os questionamentos a respeito da mineração e da sociedade para o ambiente da educação de base.
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