Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: illyushin ZAAK SARAIVA (Autor)
Maurício Tavares PEREIRA (Co-Autor)
Ruan Diego BEVILAQUA (Co-Autor)
Eduardo BUTZEN (Co-Autor)
Título
Educação Empreendedora e Empreendedorismo Social: O Mapa Ambiental Escolar
Palavras-Chave
Educação Empreendedora; Extensão Tecnológica; Mapa Ambiental Escolar
Resumo
Este trabalho tem suas origens em atividade formativa similar ocorrida em 2014, no III Ciclo de Formação Continuada do Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna, voltada a professores de escolas públicas, e tem como objetivo principal apresentar proposta metodológica para elaboração de mapas ambientais do entorno dos prédios escolares por estudantes e professores da escola básica, a partir de coleta de dados feita pelos próprios alunos e com a utilização de softwares livres e de fácil manuseio pertencentes ao pacote “Libre Office”. Para isso, é analisado o projeto piloto intitulado “Mapa Ambiental de Roças Grandes, Sabará – MG” (ZAAK SARAIVA, 2014) realizado em 2012, compreendendo-o como uma ação de educação empreendedora (SOUZA NETO & CARDOZO, 2010), concebida sob a perspectiva de instrumentalizar estudantes adolescentes de escolas de comunidades de baixas condições socioeconômicas para o exercício de ação crítica e de resgate de sua autoestima, iniciando-os na prática da pesquisa de campo das condições ambientais de sua comunidade de origem e na elaboração de relatórios descritivos, trazendo benefícios para a escola, para a comunidade e, principalmente, para os próprios educandos. É proposto no presente trabalho um projeto genérico intitulado “Mapa Ambiental da Escola Básica”, cuja primeira parte deve ser implementada por todos os participantes, caracterizando-se portanto como um projeto que se funda numa perspectiva moderna do processo de ensino-aprendizado, em que os alunos participantes são vistos como o sujeito ativo do processo (MIZUKAMI, 1986), visando formar novos agentes disseminadores de educação empreendedora sob o viés do empreendedorismo social, padronizando metodologia que visa à elaboração de um futuro banco de dados de mapas ambientais das escolas públicas em âmbito nacional, nos termos do Art. 8º, § 3º, VI da Lei 8785/99 (BRASIL, 1999), que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
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