Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Geferson Pelegrini (Autor)
Priscilla Costa de Souza (Autor)
Leandro Rios Guidolin (Autor)
Melissa Medeiros Braz (Orientador)
Título
VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SUS/BRASIL, EM SANTA MARIA, RS: MÉTODO PEDAGÓGICO COMPROMETIDO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Palavras-Chave
Sistema Único de Saúde. Serviços de Saúde.
Resumo
As Vivências e Estágios na Realidade do SUS/Brasil objetivam conduzir os estagiários a vivenciarem o SUS em sua realidade pelo território. As edições em Santa Maria, RS, foram organizadas pelo Movimento Estudantil, movimentos sociais engajados na defesa do SUS, por meio do Coletivo “Sou SUS”, em consonância ao ProExt, com apoio da Rede Unida e da UFSM. Alocadas na UFSM e estendidas à Rede de Atenção à Saúde, as vivências tiveram como base teórica o Método Pedagógico Josué de Castro, que possui um caráter aberto e possibilita a adaptação pelo Movimento Estudantil à especificidade dos eventos, como à área da saúde. De suas matrizes pedagógicas, três orientam a experiência santa-mariense: Educação Popular, baseada na alternância teórico-prática; Capacitação, por meio do aprendizado em prática, desenvolvendo-se habilidades de intervenção social; Trabalho/Economia, compreendendo-se a inerência do trabalho ao ser humano e formando sujeitos sociais e culturais. A partir de 2011, com a retomada do VER-SUS/Brasil, foi possível o intercâmbio de experiências entre estágios já consolidados, como o Estágio Interdisciplinar de Vivência na Reforma Agrária, contribuindo à implementação da metodologia. A horizontalidade, o estreitamento das relações interpessoais e a interdisciplinaridade conferem à vivência um caráter mais diverso e acolhedor, proporcionando a valorização das diferentes profissões da área da saúde. Foi possível criar e fortalecer um Coletivo Interdisciplinar de Saúde, denominado "Sou SUS", que se compromete com a educação em saúde visando proporcionar espaços permanentes de construção do conhecimento coletivo, idealização e implementação de ações que objetivam o fortalecimento da Rede de Saúde da região central do RS. Conclui-se que o VER-SUS/Brasil proporciona o contato de estudantes com a rede de saúde, o qual pode perceber de forma autônoma o funcionamento do SUS, baseado no cotidiano do serviço, e comparar a perspectiva acadêmica que lhe foi transmitida.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros