Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais |
AUTORES:
kyvia Lugate Cardoso Costa (Autor) Luanna Nogueira Silva (Autor) |
Título |
Promovendo o aprendizado através de visitas monitoradas ao laboratório de Citologia da UEMG-Unidade Carangola |
Palavras-Chave |
Citologia, ensino, visitas monitoradas |
Resumo |
As visitas monitoradas podem ser importantes aliadas no processo de ensino aprendizagem, pois apresentam seu conteúdo de forma lúdica, dinâmica e interativa. O contato dos alunos com os laboratórios pode representar um novo olhar para conteúdos considerados difíceis e pouco compreendidos, complementando as informações teóricas ministradas nas próprias escolas. Neste sentido, objetivou-se promover maior integração entre a Universidade e a escola através de atividades práticas realizadas durante as visitas monitoradas despertando no aluno o interesse pela Citologia. Foram atendidos 118 alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede particular e estadual de ensino de cidades próximas ao município de Carangola no período de abril a dezembro de 2015. As visitas monitoradas foram previamente agendadas pelas escolas através de formulário específico e realizadas no Laboratório de Citologia da UEMG-Unidade Carangola. Os conteúdos foram abordados em linguagem adequada levando-se em consideração a faixa etária e o conhecimento prévio dos alunos. Foram realizadas aulas práticas para visualização de células do coração através da utilização do microscópio óptico, lâminas histológicas permanentes do coração de ratos e um modelo anatômico do coração humano. Além disso, os alunos participaram da montagem de uma lâmina a fresco com folhas de Elodea sp. e puderam fazer observações no microscópio de luz. Durante a realização de todas as visitas monitoradas, os alunos manifestaram grande interesse e ficaram entusiasmados com as atividades proporcionadas. As práticas realizadas permitiram ao aluno relacionar conhecimentos novos com os que ele já possuía, despertou o interesse pela Citologia e aguçou o conhecimento científico. Assim, as visitas monitoradas contribuíram para promover a aproximação dos alunos com a Universidade e estimularam o interesse pela Citologia, facilitando seu aprendizado. |