Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro |
AUTORES:
Isabel Cristina N. P. Coelho (Autor) Ana Paula de Abreu Costa de Moura (Orientador) Jacqueline Cardoso Ferreira (Autor) Rita de Cassia Lucas de Ávila Pereira (Autor) |
Título |
CARTÃO POSTAL CARIOCA: UMA NOVA FORMA DE VER A CIDADE PELO OLHAR DOS EDUCANDOS DA EJA |
Palavras-Chave |
EJA; cidade; história |
Resumo |
A Extensão Universitária tem contribuído de forma significativa na relação universidade-comunidade, permitindo um elo dialógico. A interação entre saber científico e popular possibilita uma reflexão e, consequentemente a formação de novos saberes capazes de transformar a realidade. Desta forma, três turmas do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos vinculadas ao Programa Integrado da UFRJ para a Educação de Jovens e Adultos, desenvolveram atividades que fizeram com que os educandos repensassem a contribuição que tiveram e têm ante a cidade do Rio de Janeiro. Isso porque, apesar da heterogeneidade presente na idade e nos conhecimentos acerca da leitura e da escrita, grande parte dos educandos do projeto deixaram suas cidades natais na perspectiva de uma vida melhor no Rio de Janeiro e, mesmo estando há muitos anos na cidade, a maioria ainda não se reconhecia como cidadãos cariocas. Assim, o trabalho tem como objetivo explicitar os resultados das ações desenvolvidas, dando foco às abordagens que permearam a reflexão e o olhar do educando sobre a cidade, analisando as transformações ocorridas durante os anos que os educandos chegaram até os dias de hoje, de modo a ressaltar suas contribuições na construção do Rio de Janeiro. A metodologia foi pautada por discussões em grupo, abordando as múltiplas linguagens, como: música, imagens, poemas, charges e mapas. A partir das discussões foram elaboradas atividades comparativas da cidade de outrora e de agora, destacando fatos históricos da cidade e pessoais da vida dos educandos, buscando criar um entrelaçamento de ambos. |