Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba |
AUTORES:
Wilma Gabryella Brasil Campos (Autor) Breno Henrique de Sousa (Orientador) José Flávio Cardoso Zuza (Colaborador) |
Título |
A Extensão Rural no Nordeste Brasileiro Como Espaço de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão para a Formação Docente |
Palavras-Chave |
Estágio Supervisionado, Educação do campo, Comunidades Rurais |
Resumo |
Neste trabalho realizaram-se atividades de extensão rural em comunidades rurais de municípios nordestinos, realizadas com o apoio de discentes do Curso de Graduação em Ciências Agrárias - Licenciatura Plena, da Universidade Federal da Paraíba, nas modalidades presencial e a distância, promovendo-se a aproximação entre discentes e docentes desse curso com as populações tradicionais (comunidades rurais e assentamentos), a partir de espaços que foram abertos ao diálogo, possibilitando a troca de saberes, contribuindo assim nas atividades de pesquisa integrada à extensão rural e formação de discentes para atividades de extensão e educação do campo e educação em espaços não escolares, tendo em vista integrar em um mesmo espaço os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. Além dessas finalidades, houve uma demanda premente de oferecer aos discentes da modalidade licenciatura à distância a oportunidade de se integrarem em uma atividade de extensão e pesquisa em seus respectivos polos e municípios de origem a partir da prestação de atendimento a comunidades e assentamentos desassistidos. A metodologia adotada foi a realização de diagnósticos participativos e consequentemente a intervenção na forma de oficinas, mini cursos e dias de campo, abordando as problemáticas diagnosticadas. O projeto abrangeu 06 estados, 22 cidades, 14 comunidades, 14 assentamentos e 40 discentes (voluntários) que atenderam cerca de 200 UFP's (Unidades Familiares de Produção). As intervenções realizadas por esses "discentes extensionistas" rurais abrangeram os seguintes temas: A falta de assistência técnica para agricultores; uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); e ações preventivas e organização social e ambiental nos assentamentos. Este trabalho proporcionou ainda a oportunidade de integrar os estágios na forma de projetos, efetivando assim o processo de ensino-aprendizagem além de atender a carência por assistência técnica nos assentamentos e comunidades nordestinas. |