Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Raoni Garcia Ferreira (Autor)
Geraldo Leandro da Silva Filho (Co-Autor)
Título
Circuito Audiovisual Pé de Moleque
Palavras-Chave
Arte-Educação ambiental; Cinedebate; Cineclubismo.
Resumo
O projeto se apresenta como ampliação prática e conceitual do projeto "sessão Pé-de-moleque", da Divisão de Assuntos Culturais (DAC – UFV), que tinha como propósito realizar sessões de filmes para estudantes de escolas públicas, tendo o seu início na Semana do Fazendeiro de 2005. Em 2007 se destinou ao público infantil e infanto-juvenil. Já no ano de 2009 o projeto se difundiu entre as escolas, estimulando a possibilidade de utilização de produções audiovisuais como fonte de aprendizado, na perspectiva da arte-educação. No ano de 2014 o projeto recebeu o nome de “Circuito Audiovisual Pé de Moleque”, e executado em parceria com a ONG Socioambiental Filhos das Estrelas. Desde então, seus objetivos principais foram a ampliação da circulação de repertório audiovisual em Viçosa-MG, explorar os aspectos de arte-educação e educação ambiental contidas nas produções audiovisuais e fomentar a prática cineclubista no município. Em 2016 serão realizadas dez sessões abertas para circulação e distribuição de produções audiovisuais, dez oficinas de "Gestão de cineclubes" e dez cine debates socioambientais. Os locais das atividades são variáveis, envolvendo escolas, sede de grupos culturais e auditórios da UFV. Para a realização das atividades de ensino - oficinas de cineclubismo e cine debates - foi necessário realizar estudos específicos de arte-educação e cineclubismo, e também de Geografia e Educação Ambiental. Nessa perspectiva o projeto apresenta interfaces de integração acadêmica entre as atividades de arte e cultura com as atividades de ensino, extensão e pesquisa, contribuindo para a democratização do acesso de conteúdo audiovisual e com debates de formação socioambiental. A possibilidade de oferecer vivências de natureza cultural e educativa representa significativa influência para a melhoria na qualidade de vida da população. Com isso, estima-se que o projeto contribua para o enriquecimento do cenário audiovisual da cidade, envolvendo diferentes atores sociais. Referências Bibliográficas: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/ SEF, 1998. CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007. DEHEINZELIN, Lala. “Economia Criativa, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local”. In: DEHEINZELIN, Lala; REIS, Ana Carla Fonseca (orgs.). Cadernos de Economia Criativa: Economia Criativa e Desenvolvimento Local. Vitória: SEBAE & SECULT, 2008. FERREIRA, J. “A centralidade da cultura no desenvolvimento” – In. Barroso, Aloísio Sérgio; Souza, Renildo (orgs.). Desenvolvimento: idéias para um projeto nacional. São Paulo: Fundação Maurício Grabois, 2010. p. 265-278. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/13/a-centralidade-da-cultura-nodesenvolvimento/ acesso em 25 de novembro de 2012. FONSECA, Marcos Aurélio Monteiro da. “Política cultural: refletindo sobre princípios e diretrizes”. São Paulo,2011. JÚNIOR, Anselmo Mendonça. “Política Cultural Universitária: a institucionalização da preservação do patrimônio cultural pelas universidades federais brasileiras”. Pernambuco, 2010. LEITÃO, Andreza Barreto. “Economia Criativa na pauta das políticas culturais: O papel de identidades produtivas na valorização da cultura local e re-significações do interior.” Salvador, 2011. PLANO NACIONAL DE CULTURA. Ministério da Cultura, 2010. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ProNEA / Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. - 3. ed - Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2005. REIS, Ana Carla Fonseca. “Introdução”. In: REIS, Ana Carla Fonseca (org). Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú cultural, 2008a. REIS, Ana Carla Fonseca. “Evolução Histórica: da Indústria Criativa à Economia Criativa – pequeno panorama global.” In: DEHEINZELIN, Lala; REIS, Ana Carla Fonseca (orgs.). Cadernos de Economia Criativa: Economia Criativa e Desenvolvimento Local. Vitória: SEBAE & SECULT, 2008b. REIS, Ronaldo Rosas. Cinema brasileiro e público: O que a educação tem a ver com isso?. Niterói, 2002. SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. Ministério da Cultura, 2010.
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