Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: FLAVIO REGO DOS SANTOS (Autor)
Maria Isabel Crisostomo Custodio (Autor)
Jeferson Rosa da Silva (Co-Autor)
Pedro Augusto Rangel de Oliveira (Co-Autor)
Kamilla Rosa da Silva (Co-Autor)
Caio Roberto Siqueira Lamego (Orientador)
Título
CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTREITANDO FRONTEIRAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Palavras-Chave
Atividade de campo, Interdisciplinaridade, Educação Ambiental
Resumo
A Educação Ambiental se apresenta como tema transversal e requer que seu ensino alcance todos os níveis de ensino, indo da educação básica à superior. Tendo em vista este fato, o presente trabalho objetivou estreitar o distanciamento entre Universidade e escola por meio de um diálogo interdisciplinar sobre educação ambiental. A metodologia se baseia numa abordagem qualitativa a partir da técnica de pesquisa-ação. Os alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual localizada no município de São Gonçalo-RJ, foram convidados a participarem de uma atividade de campo que teve como proposta levá-los a conhecer diferentes espaços de uma Universidade. Este trabalho contou com a participação de bolsistas e supervisores do Subprojeto Interdisciplinar Biologia/Geografia PIBID/CAPES/UERJ. Nesta visita, os estudantes tiveram acesso a diferentes laboratórios de pesquisa da área de Biologia e de Geografia e aos projetos ali desenvolvidos. Neste momento foi possível dialogar sobre as aproximações e contribuições dessas diferentes áreas do saber e sua importância para o desenvolvimento de um pensamento que visa a valorização da Educação Ambiental crítica. A atividade de campo ao campus da Faculdade de Formação de Professores da UERJ tem como objetivo também contribuir para o processo formativo dos bolsistas de Iniciação à Docência, pois permitiu vivenciar experiências e mobilizar saberes diferentes daqueles existentes no ambiente escolar. Levar os alunos para experimentarem as possibilidades existentes no meio acadêmico possibilita troca de experiências a e construção de conhecimentos. Sendo assim, ações como essa vêem corroborando para o desenvolvimento da Educação Ambiental na escola. Contudo, esta atividade de campo favoreceu o estabelecimento de um importante conteúdo social e ambiental, necessários para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e reflexiva.
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