Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: HAYLA NUNES DA CONCEIÇÃO (Autor)
FRANCILENE DE SOUSA VIEIRA (Co-Autor)
DIELLISON LAYSON DOS SANTOS LIMA (Co-Autor)
GLECIANE COSTA DE SOUSA (Co-Autor)
DEBORAH ELLEN PINHEIRO OLIVEIRA (Co-Autor)
MARIA DE JESUS LOPES MOUSINHO NEIVA (Orientador)
Título
PROMOÇÃO A SAÚDE DA MULHER E ATENÇÃO HUMANIZADA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL
Palavras-Chave
Promoção da Saúde. Ações Educativas, Ciclo Gravídico-Puerperal.
Resumo
Introdução: As taxas de morbimortalidades materna e infantil tem sido uma preocupação nas ultimas décadas. Assim, ações que diz respeito aos cuidados da mulher vem sendo priorizadas , principalmente durante a gestação. A gravidez é um dos determinantes do estado de saúde da mulher, sendo em algumas situações o único momento de contato que a mulher em idade reprodutiva terá com os serviços de saúde. Assim, a gravidez consiste em um momento de grande oportunidade para uma assistência direcionada à promoção da saúde da mulher e orientação. Nessa perspectiva, o projeto tem como objetivo desenvolver e promover ações educativas de promoção a saúde e atenção humanizada da mulher no ciclo grávido-puerperal. Material e Metodologia: A abordagem metodológica do projeto consiste na execução de atividades de extensão em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), a seleção destas foi baseada nos dados do Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, selecionadas as três UBS com maior número de gestantes cadastradas. Nas UBS as ações do projeto desenvolvem-se a partir de palestras, oficinas, rodas de conversas e grupos de discussões com gestantes e puérperas, contemplando os seguintes temas: planejamento familiar, pré-natal, parto, puerpério, aleitamento materno, entre outros. Resultados e Discussões: Através do desenvolvimento das ações educativas do projeto estar sendo possível orientar as gestantes sobre os cuidados necessários durante o ciclo grávido-puerperal, permitido a disseminação de informações, bem como, vem possibilitado uma melhor aderência das gestantes ao pré-natal, possibilitando troca de experiências e mudanças de hábitos. Conclusão: O desenvolvimento das ações de educação com foco na saúde do binômio mãe-filho vem favorecendo o momento de aprendizado que muito colabora para a melhoria da saúde da mulher e da criança.
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