Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Roberta S. Reis (Autor)
Eron P. Brito (Co-Autor)
Cláudia F, Galvão (Orientador)
Título
Educação Cidadã: Formação para o bem viver
Palavras-Chave
Educação; Cidadania; Direitos Humanos.
Resumo
EDUCAÇÃO CIDADÃ: FORMAÇÃO PARA O BEM VIVER; Roberta S. Reis; Eron P. Brito; Cláudia F. Galvão. Área temática: Educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas (PUC-MG); Associação Cultural Crescendo em Fraternidade; Pró Reitoria de Extensão da PUC-MG (PROEX). Palavras-chave: Educação; Cidadania; Direitos Humanos, O tema central tem por objetivo apresentar o projeto “Educação Cidadã: formação para o bem viver”, surtido pela demanda dos discentes do curso de Direito do Campus Poços de Caldas com base na temática Direitos Humanos, cujo objetivo é a realização de atividades extensionistas de encontro entre alunos voluntários e menores em situação de vulnerabilidade social. O projeto visa à formação cidadã deste público alvo, bem como a dos próprios extensionistas desenvolvendo temas transversais, fundamentados nos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente, inter-relacionados aos direitos fundamentais dispostos na Constituição Federal. Sua metodologia consiste na realização de atividades lúdicas (como dinâmicas e gincanas) organizadas em reuniões quinzenais pelos extensionistas, enquanto o projeto em si é realizado semanalmente com encontros na Associação Cultural Crescendo em Fraternidade. Como ainda está em andamento, destaca-se como resultado parcial mais perceptível, o desenvolvimento do senso crítico e da disciplina nos menores. Dentre as metas estabelecidas em sua propositura, destaca-se como um dos resultados prosperados, a oportunidade dos extensionistas vivenciarem a junção entre Prática e Teoria, a fim de viabilizar uma formação profissional mais cidadã e ética, orientada pela defesa da liberdade e da justiça. O projeto se justifica pela capacidade de articulação entre pesquisa, ensino e extensão com a sociedade, assim, fundam-se vários saberes, na expectativa de compreender as diversidades presentes nas comunidades e nas culturas, como também o que é essencial à formação cidadã do ser humano.
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