Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Gabriela Alves Martins Guimarães Lyrio Todo (Autor)
Título
Experiência discente na utilização de atividades musicais e teatrais: o acesso a direitos fundamentais da pessoa idosa com a promoção da saúde mental em contexto educacional
Palavras-Chave
Educação; idosos; direitos fundamentais
Resumo
INTRODUÇÃO: A população de idosos aumenta gradativamente. Segundo a OMS, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Considerando tal expectativa, é importante que a sociedade pense e articule estratégias de um envelhecimento ativo. Nosso país é regido pela Constituição Federal de 1988 que no Art. 230 assegura o direito à vida das pessoas idosas participarem na comunidade com dignidade e bem-estar, dispondo também de legislação específica que trata sobre o assunto (Lei nº 10.741, Estatuto do Idoso). Nesse sentido, a UFTM tem a UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade e desenvolve atividades interessantes neste contexto. OBJETIVO: Discorrer sobre a experiência de uma discente do curso de Psicologia em um grupo composto por discentes das áreas de enfermagem, engenharia de alimentos e engenharia química em uma atividade intitulada "Utilização de atividades musicais e teatrais na promoção da saúde do idoso inserido na UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade".METODOLOGIA: Realizou-se reuniões precedentes às aulas ministradas aos alunos da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade. Nessas reuniões, foram conversadas questões relacionadas à forma com que as atividades ocorrerão, sistematizando-as. Realiza-se, semanalmente, aulas ministradas aos idosos da UATI, das quais foram realizadas 7 aulas para 2 turmas distintas. As aulas têm a duração de 1 hora e 50 minutos, seguindo uma metodologia que compõe preparação do ambiente, boas vindas, harmonização, aula teórica, atividade, reflexão e encerramento. Após as aulas, a equipe conversa sobre a aula do dia, levantando suas impressões e sugestões. RESULTADOS: Capacitação dos participantes. Sistematização das aulas a serem ministradas pelos discentes aos estudantes da UATI. Realização de aulas satisfatórias, que receberam feedback positivo da turma e da própria equipe.CONCLUSÃO: A atividade auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, assegurando direitos fundamentais à vida dos idosos atendidos pela UATI. Pode-se perceber que a cada encontro o grupo encontra-se mais sincronizado e à vontade para falar de pontos que deixaram-os (des)confortáveis, potencializando as atividades que lidam com aspectos vinculados à criatividade e afeto. Deste modo, além de uma extensão, trata-se de um espaço promotor de saúde mental e de acesso a direitos fundamentais, viabilizando a dignidade e o bem-estar no estágio do envelhecimento.
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