Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Eliane Januária da Silva (Autor)
Gláucia Rodrigues de Amorim (Autor)
Florence de Faria Brasil Vianna (Orientador)
Brunna Louise Duarte Peixoto Reis da Silveira e Silva (Autor)
Título
As implicações da violência domestica no desenvolvimento escolar: o olhar multidisciplinar
Palavras-Chave
Violência doméstica, ação multiprofissional, exclusão social
Resumo
Título: As implicações da violência doméstica no desenvolvimento escolar: olhar multiprofissional Palavras chaves: violência doméstica, ação multiprofissional, exclusão social Procuramos com esse trabalho apresentar as os desafios de estudantes quando são vítimas de violência doméstica. Através da atuação do Projeto Saúde e Educação para Cidadania, formada atualmente por uma equipe multidisciplinar de bolsistas de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Odontologia e Fonoaudiologia. O Projeto tem 10 anos de atuação, estando presente em Niterói a 6 anos, onde atuamos predominantemente com discentes do primeiro e segundo ciclo, que corresponde a estudantes do primeiro ao quinto ano que são crianças entre 6 e 10 anos de idade. Nossa demanda na questão da violência se apresenta fortemente nas turmas de aceleração, que são turmas onde a idade não corresponde a escolaridade. Muitas dessas crianças não sabem ler nem escrever ou são analfabetos informais. Nossa metodologia de abordagem é o diálogo, seguindo a filosofia freireana, como forma de criar um vínculo de confiança com os estudantes e assim melhor identificar sinais dessa violência silenciosa no ambiente doméstico. Podemos observar que a agressividade muitas vezes demonstrada pelas crianças na escola são reflexo da violência presente no ambiente familiar. Outros sinais são a baixa estima que se reflete no fato deste se sentir limitado nas atividades escolares sendo isso reflexo da violência verbal, psicológica e principalmente física vivida e vivenciadas por essas crianças. Procuramos formular propostas de intervenção a partir do conhecimento da realidade dos estudantes e seus familiares. A violência emocional é tão destruidora quanto à violência física embora seja bem mais difícil de ser reconhecida. ODÁLIA, Nilo. O que é Violência. São Paulo. Editora Brasiliense, 2004.
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