Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Sinésio Rodrigues dos Santos Carvalho (Autor)
Ruth Gabrielly Fernandes Nunes (Co-Autor)
Título
AUTONOMIA E ESCOLHA PROFISSIONAL: Um estudo da evasão escolar no curso de informática do IFAL, Campus Arapiraca.
Palavras-Chave
Evasão, Escolha profissional, Autonomia.
Resumo
Esse projeto é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC, que buscou averiguar os motivos da evasão escolar de 16,2% no curso de Informática do IFAL Arapiraca – o mais procurado no estabelecimento de ensino, tendo como taxa de concorrência 17,22 candidatos por vaga, segundo dados internos da instituição em 2014 – relacionando tal problemática à escolha profissional e tentando responder ao seguinte problema: qual a relação entre autonomia na escolha do curso e desistência do mesmo? Assim, com a execução desse trabalho, objetivou-se: identificar se a escolha do curso foi autônoma ou sofreu demais influências; averiguar o grau de satisfação dos alunos com os cursos escolhidos e avaliar se o estudante obteve informações sobre o curso, antes de ingressar no mesmo. Para responder o problema de pesquisa e corresponder aos objetivos propostos, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica - para dar fundamentação teórica a análise dos dados coletados - e a pesquisa de campo (entrevistas) com estudantes efetivos e evadidos/desistentes do curso médio integrado da instituição - para proceder com a coleta dos dados necessários, sendo ignorado qualquer seleção prévia, ou seja, os entrevistados foram eleitos aleatoriamente para essa pesquisa. Investigar a relação entre autonomia na escolha profissional e a questão da evasão escolar, é importante para compreensão e desenvolvimento de ações que visem a diminuição da incidência da evasão escolar e respalde o planejamento da oferta de vagas.
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