Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Mirlene Dalio Ribeiro (Autor)
Adriana Mendonça Pizatto (Co-Autor)
Giana Amaral Yamin (Co-Autor)
Jéssica Dias Gomes (Co-Autor)
Título
CANTANDO, CONTANDO, BRINCANDO E (RE)CRIANDO: A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-Chave
Palavras chave. Múltiplas linguagens. Formação docente. Educação Infantil.
Resumo
Resumo Pode o Pedagogo explorar a linguagem musical na Educação Infantil sem formação específica em Música? Essa questão direcionou as ações do projeto de Extensão protagonizado por professoras em formação, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Construiu com as professoras da rede e com as licenciandas possibilidades para traçar caminhos para que as crianças tenham o direito de se expressarem por meio de diferentes linguagens, entre elas a música. Favoreceu que crianças de um centro de Educação Infantil vivenciassem linguagens em seu cotidiano; capacitou profissionais; discutiu metodologias para trabalhar a linguagem musical articulada a outras linguagens; construiu materiais e ampliou o repertório cultural de crianças e adultos. O planejamento foi alicerçado nas orientações de documentos oficiais e em estudiosos que pesquisam conceitos e práticas para trabalhar musicalização. Os encontros, com meninos e meninas, de zero a quatro anos de idade, ocorreram semanalmente. A metodologia abarcou atividades de leituras e contações de histórias; brincadeiras; atividade de arte e de relaxamento. Foram utilizados espaços diversificados. As acadêmicas contaram com o apoio das professoras da instituição e com a professora coordenadora do Projeto. A avaliação foi subsidiada com apoio de relatos e recursos imagéticos. O trabalho revela que a linguagem musical na Educação Infantil está atrelada às outras linguagens e que elas se completam, por isso deve ser explorada pelo Pedagogo. As extensionistas foram desafiadas a atuar com diferentes turmas, percebendo especificidades, demandas e saberes. Construíram possibilidades para um fazer docente que respeitou as funções da Educação Infantil.
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