Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: MARA RÚBIA PINTO DE ALMEIDA (Autor)
GABRIELA CAROLINA GASPAR (Co-Autor)
GABRIELA DE ASSUNÇÃO ASSIS VIDAL (Co-Autor)
SARAH JULIANNA TAKADA FERREIRA (Co-Autor)
THAYSA CAROLINE MARQUES E SILVA (Co-Autor)
RAQUEL BERNARDES (Co-Autor)
LETÍCIA DE SOUSA LEITE (Co-Autor)
Título
O ENSINO DE LIBRAS PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ACESSIBILIDADE NO ATENDIMENTO AO PACIENTE SURDO E SEUS FAMILIARES
Palavras-Chave
LIBRAS; Saúde; Surdez.
Resumo
A inclusão social e o atendimento às pessoas com surdez na área da saúde requerem uma atenção essencial na qualidade do serviço prestado, tendo em vista a forma de comunicação e a dificuldade dos profissionais prestarem assistência a este grupo, buscando cumprir a garantia de tratamento adequado previsto em Lei que determina as formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A audição é o sentido que nos leva a perceber os sons e o mundo e nessa direção, a privação auditiva e a ausência de uma língua oral podem se configurar enquanto dificuldades no atendimento clínico/hospitalar às pessoas surdas. Sendo assim, a presente proposta foi cadastrada em um programa de extensão que faz a integração universidade e comunidade tendo como principal objetivo desenvolver ações que despertem o interesse dos profissionais da saúde para melhoria no atendimento clínico/hospitalar às pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e seus familiares, fomentando práticas de humanização difundindo a língua como fator de inclusão social. Especificamente, propomos fornecer informações da realidade da pessoa surda, a constituição da sua identidade e sua forma de comunicação. Metodologicamente propomos planejar e elaborar oficinas de Libras com os profissionais da saúde, conduzindo os ciclos de oficinas, com dinâmicas e debates, voltados para a difusão da Libras. Ao mesmo tempo, propomos realizar atividades socioeducativa com a comunidade surda, informando a importância dos profissionais, incentivando-os a buscarem atendimento preventivo. Por fim, até o momento, não temos registros de resultados, considerando que estamos na fase inicial da proposta, direcionando as ações na elaboração de material a ser utilizado e contatos com as instituições e profissionais que participarão da proposta. Em resposta a esses desafios, esperamos contribuir para à melhoria no atendimento clinico/hospitalar aos pacientes surdos.
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