Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
AUTORES:
Kelly Brondani (Autor) Échelem Freitas Machado (Co-Autor) Tânea Maria Bisognin Garlet (Orientador) Sônia Iara Machado Guttler (Orientador) Valéria de Mattos dos Santos Camargo (Co-Autor) Jéssica Patrícia Oliveira de Mattos (Co-Autor) Andressa Sanches de Avila (Co-Autor) Monik Compagnoni Martins (Co-Autor) |
Título |
Desenvolvendo a educação ambiental com jogos didáticos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha em Palmeira das Missões – RS |
Palavras-Chave |
Atividade lúdica, ensino fundamental, meio ambiente. |
Resumo |
O desenvolvimento de atividades lúdicas considera-se um incentivo à cooperação, raciocínio, relação interpessoal, além de maior interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Dessa forma, desenvolveram-se jogos didáticos com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha, Palmeira das Missões – RS com o apoio do grupo de bolsistas da CAPES pelo PIBID Biologia da UFSM – Campus Palmeira das Missões – RS. A atividade foi realizada em agosto de 2015 e buscou aliar educação ambiental com jogos didáticos, a fim de despertar nos alunos a importância da conservação do meio ambiente. Foram desenvolvidas: quiz ambiental, soletrando e circuito pensa rápido. Para a realização das dinâmicas, cada turma representou uma equipe. Na dinâmica do quiz ambiental, cada equipe escolheu três representantes para responder um conjunto de questões sobre a temática ambiental. Essa atividade ocorreu no pátio com o auxílio de data show. Na dinâmica do soletrando foram escolhidos cinco alunos por equipe, um de cada vez para soletrar de forma correta as palavras solicitadas pelas ministrantes. Por fim, o último jogo didático desenvolvido, foi o circuito pensa rápido, no qual os alunos ao soar o apito, um competidor de cada equipe corria ao encontro da caixa com materiais diversos da qual pegaria um único objeto. Em seguida, o competidor corria de volta ao seu lugar e deveria classificar o lixo. Após, o aluno deveria bater na mão de um colega para que esse fizesse o mesmo. Cada equipe deveria recolher e classificar dez lixos diferentes. Os educandos com as atividades desenvolveram uma melhor aprendizagem, aliando o trabalho em equipe, à conscientização sobre à importância de preservar o meio ambiente. |