Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Kelly Brondani (Autor)
Échelem Freitas Machado (Co-Autor)
Tânea Maria Bisognin Garlet (Orientador)
Sônia Iara Machado Guttler (Orientador)
Valéria de Mattos dos Santos Camargo (Co-Autor)
Jéssica Patrícia Oliveira de Mattos (Co-Autor)
Andressa Sanches de Avila (Co-Autor)
Monik Compagnoni Martins (Co-Autor)
Título
Desenvolvendo a educação ambiental com jogos didáticos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha em Palmeira das Missões – RS
Palavras-Chave
Atividade lúdica, ensino fundamental, meio ambiente.
Resumo
O desenvolvimento de atividades lúdicas considera-se um incentivo à cooperação, raciocínio, relação interpessoal, além de maior interesse dos alunos no processo de aprendizagem. Dessa forma, desenvolveram-se jogos didáticos com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Velha, Palmeira das Missões – RS com o apoio do grupo de bolsistas da CAPES pelo PIBID Biologia da UFSM – Campus Palmeira das Missões – RS. A atividade foi realizada em agosto de 2015 e buscou aliar educação ambiental com jogos didáticos, a fim de despertar nos alunos a importância da conservação do meio ambiente. Foram desenvolvidas: quiz ambiental, soletrando e circuito pensa rápido. Para a realização das dinâmicas, cada turma representou uma equipe. Na dinâmica do quiz ambiental, cada equipe escolheu três representantes para responder um conjunto de questões sobre a temática ambiental. Essa atividade ocorreu no pátio com o auxílio de data show. Na dinâmica do soletrando foram escolhidos cinco alunos por equipe, um de cada vez para soletrar de forma correta as palavras solicitadas pelas ministrantes. Por fim, o último jogo didático desenvolvido, foi o circuito pensa rápido, no qual os alunos ao soar o apito, um competidor de cada equipe corria ao encontro da caixa com materiais diversos da qual pegaria um único objeto. Em seguida, o competidor corria de volta ao seu lugar e deveria classificar o lixo. Após, o aluno deveria bater na mão de um colega para que esse fizesse o mesmo. Cada equipe deveria recolher e classificar dez lixos diferentes. Os educandos com as atividades desenvolveram uma melhor aprendizagem, aliando o trabalho em equipe, à conscientização sobre à importância de preservar o meio ambiente.
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