Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: BRUNO CARVALHO DA SILVA (Autor)
HUGO SILVA LEÃO (Orientador)
SÉRGIO MURILO ALEXANDRE FILHO (Co-Autor)
Título
JOGOS EDUCATIVOS MATEMÁTICOS: O Lúdico como estratégia nas aulas de Matemática da escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Tenório Raposo – Murici/AL
Palavras-Chave
LÚDICO; MATEMÁTICA; RACIOCÍNIO LÓGICO.
Resumo
No ambiente escolar são perceptíveis as dificuldades em aprender Matemática. Motivação é a palavra chave no processo de aprendizagem e os alunos devem ser estimulados para alcançarem melhor desempenho. Dentro deste mote faz-se plausível um projeto que busque despertar o interesse dos alunos nesta disciplina por meio de atividades lúdicas visto que esta matéria desenvolve aversão, apatia, e esses problemas podem ser agravados pelo calendário escolar apertado e o extenso conteúdo programático que podem levar os professores da disciplina a não incluírem o lúdico em suas atividades. O objetivo deste trabalho foi mostrar alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem da matemática, desenvolver a autoconfiança e estimular o raciocínio lógico dos discentes. O projeto foi aplicado por meio de atividades (elaboradas com o conteúdo abordado pelos professores em sala de aula), utilizando jogos e brincadeiras que promoviam o raciocínio lógico e diversão. Desta forma, objetivando praticas que promoviam a participação de todos os alunos, foram utilizados instrumentos como a Torre de Hanói, bingo matemático, e softwares matemáticos, como o Math Educador. Ao decorrer do projeto os alunos apresentaram dificuldades em interpretar os enunciados que eram propostos e questões de lógica básicas do cotidiano, mesmo assim, o objetivo do projeto foi atingido, visto que os alunos demonstraram entusiasmo com as atividades. A princípio os alunos mais velhos se recusaram a participar e até mesmo atrapalhavam o desempenho dos outros discentes. Felizmente, depois de algumas tentativas, os mesmos passaram a se envolver demostrando interesse na participação das atividades propostas. Ao final deste projeto foi perceptível o interesse e o avanço dos alunos pela disciplina Matemática por meio das atividades lúdicas realizadas. Por último, procuramos despertar nos alunos a compreensão de que o conhecimento não é apenas obtido em sala de aula, mas em todos os ambientes do seu cotidiano.
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