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| Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto | AUTORES:
			        		Juliana Aparecida Rosa e Siva (Autor) Beatriz Cristina de Souza Moreira (Autor) Bianca Priscila Rioga Nicolau (Autor) Lucília Alves Linhares Machado (Orientador) Karla Moreira Vieira (Co-Orientador) | 
| Título | 
| Reforço Escolar em Química: ICEA/UFOP contribuindo para o aprendizado dos alunos do ensino médio | 
| Palavras-Chave | 
| Química, Parceria, Cidadania, Reforço-escolar | 
| Resumo | 
| Em diversas escolas públicas brasileiras verifica-se uma incompatibilidade entre o conhecimento apresentado por alguns alunos e a série a qual os mesmos estão cursando. Muitos destes alunos, não apresentam os pré-requisitos necessários para o ano escolar no qual estão matriculados, e em muitas destas escolas não é oferecido aos alunos um ensino com a qualidade necessária. Essa realidade, inspirou e motivou a implantação do projeto, que consiste fundamentalmente no auxílio do processo de ensino-aprendizado dos alunos na disciplina básica de Química, por meio do Reforço Escolar. O público alvo deste projeto são alunos de 1°, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, João Monlevade/MG. A esses alunos são oferecidas aulas de reforço na disciplina de Química, matéria na qual os alunos apresentam muita dificuldade. O reforço escolar ocorre concomitante com as aulas regulares de Química. Uma vez que são oferecidas duas aulas semanais desta disciplina, na segunda aula ocorre a intervenção pedagógica: os bolsistas/voluntários atuam em sala de aula de modo a ajudar o professor, esclarecendo dúvidas nas carteiras, elaborando e aplicando exercícios e expondo a matéria no quadro quando necessário. Os integrantes do projeto também buscam formas de estimular o interesse dos alunos, como a realização de palestras e visita ao campus ICEA/UFOP, consistindo também em uma forma de incentivo ao ensino superior. O início da aplicação do projeto deu-se em março de 2016, onde já percebe-se um aumento no interesse dos alunos com a disciplina. Os alunos bolsistas/voluntários, por sua vez, destacam também o desenvolvimento pessoal que se adquire na habilidade de ensinar e de transmitir o conhecimento. |