Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CSA Subárea: Comunicação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Bárbara Maria de Melo Meira (Autor) Aline Esteca Pereira (Autor) Cainã Cleber Siqueira Cavalheiro (Autor) Maria Vitória Freitas Chaves (Autor) Elton Tamiozzo de Oliveira (Orientador) Thiago Muller da Silva (Orientador) |
Título |
Movimento Tipo Certo: Seja o Tipo Certo, o que Salva Vidas |
Palavras-Chave |
Publicidade e Propaganda, Mobilização Social, Doação de Sangue |
Resumo |
Uma das formas da Publicidade e Propaganda intervir na realidade social é oferecer incentivos que visem a mobilização das pessoas por uma determinada circunstância. O objetivo do projeto é fazer com que alunos e docentes dos cursos da Universidade Católica Dom Bosco doem sangue, sem esperar recompensas, apenas com a intenção de fazer o bem. Existe um combinado com os hemocentros da cidade para permitir que os doadores tirem fotos do momento da doação, e há a solicitação que estes doadores postem fotos em suas redes sociais com a hashtag #MovimentoTipoCerto, como forma de estímulo para que a rede de contatos também faça a doação. A partir da primeira ação de 2015, junto à divulgação feita por meio de faixas colocadas na Universidade e pelas redes sociais na internet, as atléticas universitárias foram envolvidas para que houvesse um estímulo adicional aos acadêmicos e, consequentemente, uma maior participação. A contabilização de quantas vidas a ação pode ajudar a salvar é feita pelas postagens realizadas com a hashtag. O evento está em sua sexta edição e diversos alunos e professores da Universidade Católica Dom Bosco já deram sua contribuição, ajudando assim aqueles que necessitam dessa doação, muitas vezes como forma de salvar suas vidas. A ação faz com que os acadêmicos, cada vez mais jovens, percebam a necessidade de realizar a doação de sangue, de pensar no próximo e, principalmente, a importância de um ato simples que pode salvar até quatro vidas. |