Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Simone Bernardes da Fontoura (Autor)
Leosane Cristina Bosco (Orientador)
Monica Aparecida Aguiar dos Santos (Co-Orientador)
Título
O SEU, O MEU, O NOSSO RIO
Palavras-Chave
água, ciclo hidrológico, poluição.
Resumo
Atualmente, muitos assuntos são discutidos sobre poluição. Trata-se de um problema que vem se agravando no decorrer dos anos e provocando consequências desastrosas, não apenas para a natureza, como também para toda a humanidade. Acredita-se que esta situação somente poderá ser controlada a partir da sensibilização da sociedade. Objetivou-se com este trabalho reforçar conceitos relativo são uso da água, o ciclo hidrológico e as bacias hidrográficas. Participaram desta ação 23 alunos do 4º ano do Núcleo Municipal Rotary em Curitibanos/SC. A partir da leitura e interpretação da música “Planeta água”, do compositor Guilherme Arantes, os alunos discutiram e elaboraram um texto sobre a importância da água para o ser humano. Num segundo encontro, os alunos participaram de uma oficina sobre os diferentes estados físicos da água e a partir de materiais recicláveis construíram um terrário. No último encontro foram apresentadas maquetes do ciclo hidrológico, construídas pelos alunos na disciplina de Hidrologia, e utilizando cartas topográficas, foram identificados os principais rios da região. No laboratório de Geomática, a rede de drenagem identificada nas cartas pode ser visualizada através do programa Google Earth®. Durante o último encontro os alunos elaboraram uma lista de dicas sobre economia, que foi impressa e enviada para os familiares e para as escolas, atingindo um total de 200 pessoas. A participação efetiva nas atividades foi comprovada através dos trabalhos práticos desenvolvidos. O impacto das atividades desenvolvidas foi avaliado pela professora de ciências da escola. O terrário foi a atividade de maior interesse entre os alunos. As demais produziram boas e produtivas discussões em sala de aula. A identificação dos rios nas cartas topográficas e através do programa Google Earth® foi considerada promissora pelas professoras do ensino médio, que afirmaram que iriam adotá-la nas discussões sobre bacias hidrográficas, na escola, pois acharam-na simples e efetiva.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros