Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Luziene de Souza Melo (Autor)
Jane de Carlos Santana Capelli (Orientador)
Camilla Medeiros Macedo da Rocha (Co-Orientador)
Maria Fernanda Larcher de Almeida (Co-Orientador)
Título
A CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO EXTENSIONISTA EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ESTUDO QUALITATIVO
Palavras-Chave
Formação Profissional, Saúde Materno-Infantil, Pesquisa Qualitativa
Resumo
Introdução: A saúde materno-infantil é um campo de atuação profissional de grande relevância, uma vez que o grupo populacional é considerado de grande vulnerabilidade biológica, necessitando de uma atenção cuidadosa tanto por parte do governo quanto profissionais da saúde. A proximidade do profissional de enfermagem no cuidado ao grupo materno infantil é fundamental para garantir a qualidade de saúde dessa população. Objetivou-se apresentar a contribuição de um projeto extensionistas sobre alimentação infantil, na formação pessoal e profissional de estudantes do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ – Campus Macaé. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de uma entrevista com 06 estudantes (04 bolsistas e 02 voluntárias) do curso de Enfermagem, que estão há pelo menos 11 meses no projeto, com uma questão norteadora: Qual a contribuição do projeto “Incentivo à alimentação complementar à lactentes assistidos na Rede de Atenção Básica de Macaé” (Projeto Iacol), para a sua formação pessoal e sua prática profissional voltada para o público materno-infantil?, para posterior análise dos discursos. Após a coleta sistemática, ordenação e descrição das respostas, a pesquisadora interpretou os significados dos relatos dos participantes. Resultados e Discussões: Visualizaram-se respostas com significados comuns, podendo-se destacar: Maior sensibilidade na saúde da mulher e na atenção integral ao recém-nascido. Contato direto com a população, dando assistência com um maior arcabouço de informações de cunho cientifico. Responsabilidade para o desempenho da função com excelência e qualidade. A possibilidade de compartilhar e devolver junto à comunidade os conhecimentos adquiridos na universidade. Conclusão: As experiências no projeto oportunizam a formação de futuros profissionais reflexivos e conscientes sobre a realidade social e a importância de sua frequente atualização para exercer sua profissão com dedicação e ética. Introdução: A saúde materno-infantil é um campo de atuação profissional de grande relevância, uma vez que o grupo populacional é considerado de grande vulnerabilidade biológica, necessitando de uma atenção cuidadosa tanto por parte do governo quanto profissionais da saúde. A proximidade do profissional de enfermagem no cuidado ao grupo materno infantil é fundamental para garantir a qualidade de saúde dessa população. Objetivou-se apresentar a contribuição de um projeto extensionistas sobre alimentação infantil, na formação pessoal e profissional de estudantes do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ – Campus Macaé. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de uma entrevista com 06 estudantes (04 bolsistas e 02 voluntárias) do curso de Enfermagem, que estão há pelo menos 11 meses no projeto, com uma questão norteadora: Qual a contribuição do projeto “Incentivo à alimentação complementar à lactentes assistidos na Rede de Atenção Básica de Macaé” (Projeto Iacol), para a sua formação pessoal e sua prática profissional voltada para o público materno-infantil?, para posterior análise dos discursos. Após a coleta sistemática, ordenação e descrição das respostas, a pesquisadora interpretou os significados dos relatos dos participantes. Resultados e Discussões: Visualizaram-se respostas com significados comuns, podendo-se destacar: Maior sensibilidade na saúde da mulher e na atenção integral ao recém-nascido. Contato direto com a população, dando assistência com um maior arcabouço de informações de cunho cientifico. Responsabilidade para o desempenho da função com excelência e qualidade. A possibilidade de compartilhar e devolver junto à comunidade os conhecimentos adquiridos na universidade. Conclusão: As experiências no projeto oportunizam a formação de futuros profissionais reflexivos e conscientes sobre a realidade social e a importância de sua frequente atualização para exercer sua profissão com dedicação e ética.
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