Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Andressa Kemer (Autor)
Leosane Cristina Bosco (Colaborador)
Julia Carina Niemeyer (Colaborador)
Joni Stolberg (Colaborador)
Monica Aparecida Aguiar dos Santos (Orientador)
Título
ÁGUA BOA DE BEBER
Palavras-Chave
saneamento, qualidade da água, poluição
Resumo
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorando dessa forma a qualidade de vida das comunidades. O objetivo do trabalho foi promover ações de educação em saneamento ambiental com vistas a melhorar a qualidade de vida local com alunos de uma escola pública de Curitibanos, SC. Participaram das atividades 25 alunos do 4º ano do Núcleo Municipal Alírio Luiz de Almeida. Discutiram-se formas de verificar a qualidade ea origem da água utilizada na comunidade do entorno do campus. Os alunos aplicaram uma entrevista, entre antigos moradores do bairro, buscando obter informações históricas a respeito da qualidade da água do rio Pessegueirinho e seus usos no passado. Tais informações foram compiladas, e a partir delas, foram elaborados textos e cartazes mostrando como o rio é hoje e como ele foi, tempos atrás. Uma visita a pontos georreferenciados do rio que corta a comunidade foi realizada, amostras de água coletadas, e observações na paisagem foram discutidas e anotadas pelos alunos. No laboratório do campus da UFSC discutiu-se sobre diferentes técnicas utilizadas no tratamento da água e experimentos com carvão ativado foram realizados. A partir das amostras coletadas, foram observados ao microscópio a microfauna e flora do rio, entendendo o rio como um sistema vivo, e os resultados foram relacionados com as condições observadas na visita. No laboratório de informática, utilizando-se o programa Google Earth® para fazer-se o reconhecimento dos pontos visitados no rio, aspectos relacionados à bacia hidrográfica ao qual ele pertence foram discutidos e os alunos puderam “redescobri-lo”. Verificou-se uma participação efetiva dos alunos em todas as atividades propostas. Fato que se confirmou através da qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos.
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