Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Tainara Brites de Freitas (Autor)
Raphael Santana Silva (Autor)
Regina de Almeida Fonseca (Orientador)
Veronica Pinheiro Viana (Orientador)
Sonia Steinhauser Motta (Orientador)
Márcia Beiral Hammerle (Autor)
Título
Projeto Alunos Contadores de Histórias – IPPMG / UFRJ
Palavras-Chave
Humanização da Assistência. Literatura Infantil e Juvenil. Assistência integral a saúde da criança e do adolescente.
Resumo
Aprovado em 2009, o Projeto de Extensão Universitária “Alunos Contadores de Histórias” visa oferecer aos estudantes um espaço de aprendizado e transformação, desenvolvendo a atividade lúdica de “contação” de histórias para crianças e adolescentes atendidos no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). A ação desenvolvida pelo projeto proporciona aos pacientes a oportunidade de participar de uma atividade não relacionada à sua doença, amenizando o desconforto causado pela hospitalização ou tratamento ambulatorial prolongado. Essa atividade gera prazer e divertimento ao resgatar o lado saudável da criança podendo facilitar o processo de elaboração da sua doença e na construção de melhor vínculo com a equipe de saúde. A participação em um projeto de responsabilidade social, ao agregar outros valores a formação acadêmica, permite ao aluno a possibilidade de tomar consciência de seu papel de cidadão. Semestralmente, realiza-se uma palestra de apresentação aos alunos de diversos cursos da UFRJ interessados em participar do projeto. A seleção é feita através de sorteio mantendo uma proporcionalidade de vagas, visando a interdisciplinaridade. O treinamento teórico-prático dura 20 horas, sendo exigida 100% de frequência. Após a capacitação, os alunos atuam por duas horas semanais durante um semestre. De 2009 a 2016 foram realizados 14 treinamentos, totalizando 739 alunos participantes que atuaram, até março de 2016, por 62.129 momentos de “contação” de histórias em 20.290 horas. Ressalta-se que a melhoria do cuidado com pacientes e familiares é um dos princípios da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, por este motivo, acreditamos que o Projeto represente uma estratégia de buscar a qualificação da assistência na Instituição, oferecendo aos alunos a oportunidade de exercerem uma atividade de inovação social, com base na vivência e na troca de saberes.
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