Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Tallyson Emanoel Soares Laurenço (Autor)
Anna Carolina Simões (Orientador)
Título
Estimulação da memória na terceira idade
Palavras-Chave
memória; mente; qualidade de vida
Resumo
A estimulação da memória é uma oficina extensionista que está no 5º ano de atividade e é desenvolvida nas dependências da FaEnge/UEMG pelos discentes da faculdade de engenharia. O objetivo principal é promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e integração com o público envolvido, dessa forma, é a comunidade do entorno da Universidade, que se beneficia das atividades desenvolvidas pelo projeto. Ela surgiu para atender a mais uma necessidade da população envolvida, que é o problema de memorização. Nela é abordado amplamente o funcionamento da mente de acordo com o processo de envelhecimento e apontado alguns sistemas de memória que sofrem declínio. Sabendo-se então que com o processo envelhecimento alguns sistemas da memória para gravação de fatos recentes e a para raciocínio são os mais atingidos, foi criada dentro do projeto uma vertente que se preocupa em estimular a memória e motivar os envolvidos através de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras. Os participantes, são, em sua maioria, oriundos dos bairros ao redor da FaEnge e apresentam uma faixa etária entre 50 e 70 anos e as aulas conta com número de 10 a 15 alunos. A partir de uma ampla pesquisa bibliográfica foram desenvolvidas atividades que estimulam atenção, memorização, funções executivas, linguagem e técnicas de memorização. Os impactos desta atividade na formação do engenheirando são: melhora do relacionamento interpessoal, contribuição de forma expressiva com a qualidade da sua oratória, estimula a criatividade e o poder de síntese. O projeto apresenta resultados expressivos no que tange à memorização, tanto nas atividades do projeto quanto no dia a dia dos participantes, o acompanhamento semanal dos resultados estatísticos revelam os avanços qualitativos e quantitativos. Os resultados esperados das aulas de estimulação da memória durante a execução do Projeto InterAGIR foram vastamente alcançados, visto que a oficina já atingiu mais de 100 pessoas em todas suas edições, com diferentes culturas e diferentes mentalidades. É de mérito aos alunos a evolução dos mesmos, em que eles dedicaram e se esforçaram nas aulas, sempre interessados em seguir os exercícios, mesmo com dificuldades.
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