Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro |
AUTORES:
Maria de Fátima bacelar da Silva (Autor) Rejane Lucia Loureiro Gadelha (Autor) Solange Regina Gomes Bergamini (Autor) Marilene Pacheco Carnevale (Autor) Alice da Silva Meneses (Autor) |
Título |
Os limites e possibilidades da apropriação digital como estratégia para o letramento de jovens e adultos. |
Palavras-Chave |
educação, apropriação digital, metodologia participativa |
Resumo |
Desde 2006, o Projeto de Letramento de Educação de Jovens e Adultos COPPE/UFRJ atua em parceria com o LIpE, na alfabetização de jovens e adultos, na qual possui em seu público os trabalhadores servidores, terceirizados e aposentados da UFRJ, alfabetizando aproximadamente 200 alunos, até o momento. Esta parceria tem como objetivo a formação dos graduandos pela extensão e a formação continuada de educadores através do planejamento colaborativo e práxis pedagógica, em que se utiliza a informática como instrumento no processo de ensino-aprendizagem, além de uma metodologia participativa de pesquisa, sob a referência na dialogicidade em experiência com o uso da informática e com auxílio ao processo pedagógico, desde o planejamento à aula, complementando e enriquecendo os conteúdos a serem ministrados. Neste sentido, é constituído o objetivo específico na construção de uma metodologia que visa desenvolver habilidades cognitivas e motoras de seus educandos. As estratégias utilizadas nas aulas de apropriação digital possibilitam a promoção do encontro de saberes, integração curricular, assim como a interdisciplinaridade e a interação entre as diferentes áreas do conhecimento. Aos educandos também, apropriação do alfabeto à elaboração de textos (mensagens do correio eletrônico), assim como a utilização de pesquisas, atividades com coordenação fina há jogos interativos. Ressalta-se que neste percurso, o educando participa como co-construtor no processo de ensino aprendizado e de uma metodologia digital que propicia a valorização de sua auto-estima e construção de um aprendizado independente. Desta forma, a tecnologia se apresenta, como uma ferramenta complementadora no processo de ensino-aprendizagem. É importante ressaltar a importância do projeto como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional, considerando que alguns alunos tiveram oportunidade de ascensão profissional em seus locais de trabalho. |