Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Geovani Santana De Jesus (Autor)
Isis Tarcila Vital de Souza (Co-Autor)
Brenda Ramos Santos (Co-Autor)
Roseneide dos Santos Tavares (Orientador)
Título
METODOLOGIAS ATIVAS: VIVENCIANDO UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI E EXPERIMENTANDO NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINAR EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-Chave
prevenção; Aedes Aegypti; Atenção básica.
Resumo
Introdução: o surgimento de doenças, passíveis de prevenção, indica que a população está sob risco. Atualmente um único vetor, o Aedes aegypti, é responsável pela transmissão de pelo menos quatro graves doenças: dengue, zica, febre amarela e chykungunya que merecem atenção imediata, sobretudo pelos problemas a saúde pública. Nesse sentido, é imprescindível promover a educação em saúde de forma clara e persuasiva. Com isso, realizou-se uma ação educativa à usuários do SUS. O objetivo foi relatar a experiência no uso das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem sobre dengue, zica, chykungunya, e febre amarela, transmitidas pelo Aedes aegypti. Material e Metodologia: Foi realizado uma ação educativa para usuários de unidade básica de saúde da região metropolitana de Belém do Pará em dezembro de 2015. A atividade foi baseada em metodologias ativas com um jogo de perguntas e respostas. Os assuntos envolviam doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o ciclo de reprodução do vetor, formas de prevenção, diferenciação dos sinais e sintomas da dengue, zica, chikungunya, febre amarela e propiciar maiores esclarecimentos sobre a Zica, que pode causar microcefalia em recém-nascidos. Resultados e Discussões: A ação educativa demonstrou os problemas relacionados com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com perguntas e respostas, os usuários foram estimulados a interagir e expor seus conhecimentos construídos na ação educativa. Isso possibilitou que eles possam se prevenir e cuidar da sua saúde. A ação alcançou seus objetivos. Ao final da atividade perguntas foram feitas perguntas ao público que respondeu corretamente. Os usuários sugeriram mais ações educativas na unidade e aprovou positivamente a ação educativa. Conclusão: O controle de fatores de risco, proteção e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, depende do esclarecimento e educação da população. Isso foi possível através da ação educativa desenvolvida e explicada neste trabalho.
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