Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Eduardo Francisco da Silva Guimarães (Autor)
Paulo Júnio de Paula (Co-Autor)
Saulo Alves de Araújo (Co-Autor)
Título
Sorte ou Ciência
Palavras-Chave
divulgação científica; probabilidade; interdisciplinaridade
Resumo
Em comemoração ao dia do estatístico e dia da matemática, celebrados em Maio, o Programa de Extensão “CasaCiência” da Universidade Federal de Alfenas elaborou a ação “Sorte ou Ciência” a partir de 6 atividades integradas. Tais atividades tiveram por objetivo discutir como a Ciência se faz presente no estudo das incertezas abordadas por meio da “sorte”. Estas apresentavam de maneira interativa o funcionamento e truques de jogos populares, de parques, etc, porém, abordando aspetos químicos e matemáticos em suas exemplificações. As atividades se basearam em diversos conceitos e temas, tais como: evidências de transformações químicas, buscando um resultado que aconteceria em apenas um caso, a tomada de decisões em Jogos televisivos baseados no enigma de “Monty Hall”, o conceito de “sorte” como um evento raro, eventos aleatórios e, por fim, jogos de azar e sua proibição no Brasil. Elementos de probabilidade e de Estatística foram trabalhados de maneira interdisciplinar, utilizando reações químicas como início para o discurso teórico de ambas as áreas . A ação abrangeu um público de cerca de 150 pessoas organizadas em grupos com 12 visitantes, que seguiam um caminho predefinido, pois cada atividade iniciava a partir da discussão feita imediatamente na anterior. O caráter lúdico de todas atividades estimulou o diálogo do público com os apresentadores. Nas fichas de avaliação ficou claro o interesse nas atividades desenvolvidas, uma vez que para a maioria delas haviam sugestões e elogios feitos pelos participantes. Concluiu-se que a maioria dos visitantes desconhecia a aplicabilidade de conteúdos probabilísticos na tomada de decisões e na análise de eventos aleatórios em diversas situações que, vez ou outra, se fazem presentes no cotidiano. Além disso trabalhando conceitos matemáticos, químicos e estatísticos em uma mesma ação, foi possível dar sentido ao estudo de Probabilidade que, em um ambiente formal de ensino comumente se limitaria ao comum estudo de jogos de azar.
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