Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Silvânia Medina de Souza (Autor)
Edimara Aparecida Buonicontro (Co-Autor)
Amariles Viega Silva (Co-Autor)
Amanda Martins Lopes (Co-Autor)
Tiago Ricardo Moreira (Co-Orientador)
Marilane de Oliveira Fani Amaro (Co-Orientador)
Luana Vieira Toledo (Orientador)
Erica Toledo de Mendonça (Orientador)
Título
A EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM QUE ATUAM EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA SECUNDÁRIA PARA COMPLICAÇÕES DO DIABETES: INTERFACES ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO
Palavras-Chave
Diabetes Mellitus; Promoção da saúde; Enfermagem
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus quando não tratado evolui para complicações com impacto biológico e social, destacando-se a elevada incidência das lesões vasculares e/ou neuropáticas. Nesse contexto, docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa desenvolveram um projeto de extensão intitulado “Promoção da saúde e prevenção de agravos em lesões cutâneas em pacientes diabéticos no Centro HIPERDIA, Viçosa - MG”, que busca associar o ensino, a pesquisa e a extensão ampliando os cenários de práticas de atuação dos graduandos. O projeto objetiva proporcionar um cuidado integral aos clientes com feridas atendidos pelo centro HIPERDIA; desenvolver atividades educativas visando ao autocuidado e à prevenção de feridas, além de elaborar materiais educativos que auxiliem nas ações de promoção da saúde executadas no serviço. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes do curso de enfermagem durante a participação no projeto. Métodos: trata-se de um estudo descritivo relatando a experiências dos discentes inseridos no projeto realizado no HIPERDIA. Suas ações foram iniciadas em 2012, contando com a participação de quatro docentes e quatro discentes do curso de enfermagem. São realizadas consultas de enfermagem, tratamento de feridas, aplicação de testes Screening e Índice Tornozelo-Braço, além de pesquisas científicas com a população atendida. Resultados: A partir do projeto é possível sedimentar o conhecimento teórico-prático sobre a temática e aumentar o pensamento crítico e reflexivo. São identificados os principais problemas e traçadas as intervenções buscando-se a melhoria da qualidade de vida dos clientes. Observou-se alta prevalência de complicações vasculares e neuropáticas associadas a não adesão ao tratamento. Conclusão: O projeto tem contribuído para a melhoria da saúde dos clientes e para a formação e integração acadêmica, subsidiando pesquisas científicas e sedimentando o conhecimento teórico-prático dos futuros profissionais.
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