Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: CAMILA CRISTINA DE ARAUJO (Autor)
Breno Gonçalves Barbosa (Autor)
Michele Santana Quintão (Autor)
Tiago França Melo de Lima (Orientador)
Savio Figueira Corrêa (Orientador)
Título
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA HISTÓRIA DA FÍSICA E MATEMÁTICA
Palavras-Chave
educação científica, história da ciência; quadrinhos
Resumo
A Educação Científica visa compartilhar informações relacionadas à Ciência fora da comunidade científica, ou seja, pode ter como público alvo desde crianças e jovens a adultos. Além do investimento para a formação de recursos humanos e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, propriamente ditos, nas mais diversas áreas do conhecimento, faz-se também necessário o investimento na divulgação das Ciências para o público em geral. Outro desafio, enfrentado pela educação básica e fundamental, mas que se estende à educação universitária, é motivar os alunos e "competir" por sua atenção com os diversos recursos tecnológicos atualmente existentes. Pesquisas em educação já demonstraram que a simples introdução de inovações tecnológicas não são suficiente, sem a devida fundamentação teórica e adequação metodológica das práticas de ensino-aprendizagem. Neste contexto, este projeto tem como objetivo geral a elaboração de recursos didáticos voltados para a educação científica, tendo como público-alvo crianças e jovens. Dentre os objetivos específicos, estão sendo elaborados fascículos, no formato de histórias em quadrinhos (HQs), sobre a história da Ciência. Espera-se que a narrativa, lúdica e de linguagem simples, no formato de HQs, possa ser utilizada como recurso didático complementar para atrair o interesse dos alunos, e como material de divulgação científica para o público em geral. O desenvolvimento do projeto inclui as seguintes etapas: (1) levantamento bibliográfico dos cientistas; (2) elaboração dos roteiros; (3) elaboração e finalização da arte; (4) editoração e publicação do primeiro volume impresso; (5) divulgação e avaliação do material como recurso didático em escolas. As etapas (1) a (3) já foram concluídas, e os próximos passos incluem a publicação, divulgação e avaliação do material.
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