Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Alíssia de Souza Bezerra (Autor)
Título
APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE FLE ADAPTADOS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Palavras-Chave
Ensino de FLE. Material didático. Deficiência visual
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise do processo de aplicação e avaliação de materiais didáticos para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) para alunos deficientes visuais. O estudo foi desenvolvido no âmbito de um projeto de extensão que promove o ensino de FLE para alunos cegos ou com baixa visão de uma instituição filantrópica especializada na inclusão social e educacional da pessoa com deficiência visual.  Nossa coleta de dados ocorreu através de diários de campo e questionários. Tomamos como base teórica os estudos de Leffa (2008) sobre aplicação e avaliação de materiais didáticos e a teoria da compensação de Vigotsky (1997). Observamos que a aplicação dos materiais didáticos de FLE no contexto pesquisado demanda um trabalho de acompanhamento acurado que possibilite aos professores compreender as vias compensatórias utilizadas pelos alunos deficientes visuais no momento de realizar atividades. Além disso, no que se refere à avaliação do material didático aplicado, o presente estudo observou que se trata uma etapa fundamental para uma compreensão sistemática dos processos compensatórios dos alunos deficientes visuais, oferecendo subsídios para as futuras produções de materiais.
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