Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Iandra Celly Raposo (Autor)
Joelma Diniz Francisco (Co-Autor)
Wellyda Gonçalves Damasceno (Co-Autor)
Silvana Eloisa da Silva Ribeiro (Orientador)
Título
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PARTIR UMA VISÃO DE PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Preservação, Sustentabilidade
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar atividades didático-pedagógicas realizadas na Escola Municipal Manuel Francisco da Motta, localizada na cidade de Campina Grande – PB, articulando a concepção de Educação Ambiental, preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Tais atividades estão ligadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-PEDAGOGIA/CAPES/UFCG). As ações educativas fundamentaram-se no pensamento freiriano defendido por Andreola (1999), nas visões de dialogicidade e cidadania de Freire (1987, 2011), na noção de sustentabilidade defendida por Boff (2000), nas concepções de Educação Ambiental Humanística e Crítico-social formuladas por Sauvé (2005). Em termos metodológicos utilizamos a abordagem qualitativa, sequenciando a apresentação das temáticas socioambientais por meio do método dialógico (investigação, tematização e problematização). Verificou-se que as atividades realizadas em sala de aula ligadas aos conteúdos curriculares, ao uso de vários gêneros textuais e a confecção de ‘kits escolares ecológicos’, utilizando resíduos sólidos possibilitou mudanças nas concepções de meio ambiente dos educadores-educandos, contribuindo na construção da cidadania socioambiental, privilegiando atitudes relevantes na formação inicial dos licenciados do curso de Pedagogia e na formação continuada dos educadores membros da escola parceira do PIBID-Pedagogia.
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