Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Mateus Belmonte Macedo (Autor)
Natália Machado Nunes (Co-Autor)
Thaís Ribeiro Dias (Co-Autor)
Luiz Henrique Santana de Araújo (Co-Autor)
Gabriel Machado Paz (Co-Autor)
Laura Ayang Folgiarini (Co-Autor)
Otávio Soldatelli Nunes (Co-Autor)
Francine dos Santos Martins (Co-Autor)
Téo Fronzi Rodrigue (Co-Autor)
Giovana Tavares dos Santos (Orientador)
Mara Rúbia André Alves de Lima (Orientador)
Claudia Giuliano Bica (Orientador)
Título
Cultura e Integração: Projeto Rondon
Palavras-Chave
Projeto Rondon; Cultura; Integração;
Resumo
Introdução: O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de regiões vulneráveis do país através da parceria com os Governos estaduais, municipais e também com as Instituições de Ensino Superior; dentre as ações do programa são previstas atividades no eixo cultural, sendo o foco da oficina “Cultura e Integração: Projeto Rondon”. Objetivo: Integrar a comunidade, a fim de preservar e valorizar a cultura local; incentivar a realização de atividades deste tipo para que ocorra o intercâmbio cultural. Metodologia: A ação foi realizada no município de São Miguel do Gostoso/RN e contou com a participação da população e dos líderes comunitários. Primeiramente, os rondonistas resgataram a história da cidade através de entrevistas de personalidades da comunidade. A partir das entrevistas foram elaborados cordéis que ilustravam as lendas, contos e curiosidades da cidade, os mesmos foram expostos e abertos à visitação da comunidade em geral. Juntamente aos cordéis, apresentou-se um vídeo e fotos produzidas durante a Operação, com todas as atividades desenvolvidas no município. Posteriormente, foi realizada a entrega do certificado a Prefeita como forma de agradecimento pelo acolhimento do Projeto Rondon. Resultados: A integração entre os rondonistas e os duzentos participantes possibilitou uma troca cultura que foi fundamental para a manutenção dos costumes locais, visto que a cidade não possui um centro cultural ativo. Conclusão: Através desta oficina se possibilitou a valorização e o resgate da documentação das histórias locais, valorização da literatura e dos contadores de história. Além disso, possibilitou a integração dos universitários com a comunidade, favorecendo o desenvolvimento de atividades culturais permanentes através do compartilhamento de saberes.
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